Brasil e Turquia fortalecem relação estratégica


Dilma faz visita à Turquia
A presidente Dilma Rousseff concluiu nesta sexta-feira uma agenda de encontros bilaterais no primeiro dia de sua visita oficial à Turquia, um país com o qual o Brasil quer reforçar sua associação estratégica.
Dilma e o presidente turco, Abdullah Gül, concederam uma entrevista coletiva após uma reunião no palácio presidencial de Çankaya, na qual destacaram a importância da relação entre os dois países emergentes e integrantes do G20.
Os dois líderes assinaram uma declaração conjunta intitulada "Perspectiva estratégica de uma associação dinâmica: Turquia-Brasil" e selaram acordos bilaterais de cooperação em educação superior e justiça.
"As declarações de hoje levam nossas relações muito mais longe. Estamos decididos a continuar a desenvolver nossas relações em todos os campos. Temos certeza de que em breve chegaremos a um volume comercial bilateral de US$ 10 bilhões", disse Gül na coletiva.
Atualmente, as transações comerciais entre as duas nações são de US$ 1,9 bilhão, segundo dados do Ministério das Finanças da Turquia, e os governantes não disseram quando esperam cumprir essa ambiciosa meta.
Durante o encontro presidencial não só foi debatida a relação bilateral que melhorou muito desde a visita, em 2009, do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas também política internacional.
Dilma ressaltou o apoio brasileiro à política turca em relação à Palestina, ao destacar que uma solução justa seria o reconhecimento internacional do Estado palestino, e afirmou que tanto o Brasil como a Turquia creem na necessidade de reforma das Nações Unidas.


O ministro da Economia turco, Zafer Caglayan, pediu aos empresários locais para que invistam no Brasil, que serve por sua vez como acesso ao mercado latino-americano.


"Faço um apelo aos empresários turcos: se vocês querem um lugar no mercado da América Latina, o melhor caminho é o Brasil. Tenham pressa em chegar lá, não cheguem tarde", afirmou.
Leia mais em:
Link:

Atualizar


Imprimir


Ao comentar, o usuário está ciente sobre a Política de Privacidade