Neste ou nesse, nesta ou nessa?

Ao se deparar com todos os tipos de texto, com certeza você já deve ter visto os pronomes nestes, nesses, nesta e nessas. Em texto jornalístico esses pronomes são quase indispensáveis, isso porque ele tem que apresentar quando, onde e como o fato ocorreu, porém, sites de notícias renomados cometem bastante erros quanto a utilizações desses termos e acaba confundindo muitos na hora de escrever. Portanto, quando deve usar esses termos?

Os pronomes neste e nesta indicam o presente, já os termos nesse e nessa indicam passado ou futuro de uma ação. Vamos considerar a seguinte situação: hoje é sábado e um homem de 20 anos foi atropelado na manhã de ontem em uma rua de Brasília. Ao transcrever para um texto, de forma correta, ficaria assim:

Um homem de 20 anos foi atropelado na manhã dessa sexta em uma rua de Brasília.

Como a ação, o atropelamento, ocorreu na manhã de ontem, passado, o termo usado foi 'dessa' concordando com a manhã da referida sexta-feira. Caso o atropelamento tivesse ocorrido hoje, sábado, a frase ficaria assim:

Um homem de 20 anos foi atropelado neste sábado em uma rua de Brasília. 

No exemplo acima foi citada a informação que o atropelamento ocorreu hoje, sábado, por isso, foi utilizado o pronome 'neste', porém, em algumas situações, mesmo estando no dia do acidente o pronome ‘nesse’ é obrigatório.

Considere a seguinte situação: o mesmo acidente, citado no início da matéria, ocorreu hoje, sábado, na parte da manhã, e agora são 15h. O fragmento ficaria assim:

Um homem de 20 anos foi atropelado em uma rua de Brasília nessa manhã de sábado.

Repare que mesmo estando no dia do acidente o termo usado está no passado. Isso ocorre porque estamos nos referindo ao acidente que ocorreu durante o período da manhã, porém, o fragmento foi criado às 15h, período da tarde, usa-se, então, o passado.

Tem alguma dúvida? Comente abaixo!
Leia mais em:
Link:

Atualizar


Imprimir


Ao comentar, o usuário está ciente sobre a Política de Privacidade