IPVA em São Paulo terá redução média de 8,56% em 2013

Proprietários de veículos no Estado de São Paulo terão uma redução de 8,56%, na média, no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) do próximo ano.

A tabela com os valores de mercado (venais) foi divulgada nesta quinta-feira pela Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo. Os valores são calculados com base em pesquisa de preços feita em setembro pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

A redução no valor a ser pago neste ano reflete a alíquota menor de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), adotada pelo governo federal em maio para estimular o setor. A medida, que foi prorrogada até dezembro, ajudou a diminuir os preços dos veículos no período.

O IPVA de 2012, calculado com base nos preços de setembro de 2011, ficou 3,75% abaixo do ano anterior.

A queda no imposto não deve ser motivo de comemoração pelos contribuintes. É que, como o tributo é cobrado sobre o valor dos veículos no mercado, o patrimônio das pessoas está valendo menos.

Segundo a Fazenda, o imposto dos automóveis terá queda média de 9,89%; o das motos, de 5,08%; o dos caminhões, de 10,55%; o dos ônibus e micro-ônibus, de 8,72%; e o dos utilitários, de 8,57%.

Para chegar ao valor do imposto a ser pago o contribuinte deve entrar no site da Fazenda e digitar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Uma vez obtido o valor venal do veículo, será preciso multiplicá-lo pela alíquota do imposto, conforme o combustível e a característica do veículo: 4% para veículos a gasolina, diesel, bicombustível e picape cabine dupla; 3% para álcool, gás e eletricidade; 2% para utilitários cabine simples, ônibus, micro-ônibus, tratores e motocicletas; e 1,5% para caminhões.

Folha
Leia mais em: ,
Link:

Atualizar


Imprimir


Ao comentar, o usuário está ciente sobre a Política de Privacidade