Edital de estudo do VLT entre Brasília e Luziânia deve ser publicado amanhã

Está marcada para amanhã a publicação, no Diário Oficial da União, do edital de contratação de uma empresa para fazer o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) de implantação da ligação ferroviária — por meio de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) — entre Brasília e Luziânia. O projeto está sob responsabilidade da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). A intenção é adaptar os trilhos já existentes, hoje utilizado apenas para cargas, ao transporte de passageiros, fazendo assim a ligação da Rodoferroviária ao centro da cidade do Entorno sul.

O atual contrato de utilização do sistema permite o uso misto dos trilhos, ou seja, de carga e pessoas: as obras devem começar ainda em 2013 (Carlos Silva/Esp. CB/D.A.Press)

O atual contrato de utilização do sistema permite o uso misto dos trilhos, ou seja, de carga e pessoas: as obras devem começar ainda em 2013

O lançamento da concorrência é o primeiro passo efetivo desde a assinatura de um acordo, em 15 de dezembro do ano passado, entre os ministério dos Transportes, da Integração Nacional, o Governo do Distrito Federal, o governo de Goiás, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Sudeco. À época, a expectativa era de que o EVTEA fosse contratado em poucos meses, mas o prazo acabou se estendendo mais do que o programado. “O certo é que estamos dando andamento ao projeto. Não voltaremos atrás”, garante o diretor-superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado.

 (Editoria de Arte/CB/D.A.Press)

Correio Braziliense
Leia mais em:
Link:

Atualizar


Imprimir


Ao comentar, o usuário está ciente sobre a Política de Privacidade