Vendas de Natal em shoppings crescem 6% no país, diz Alshop

As vendas nos shopping centers do país cresceram 6% neste Natal em relação a 2011, segundo divulgou nesta quarta-feira (26) o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun. Em 2011, porém, as vendas no período cresceram 7% em relação a 2010. O valor das vendas de 2012 em reais não foi divulgado porque, segundo ele, o varejo não informa a estimativa.

Os setores que tiveram maior desempenho no Natal foram perfumaria e cosméticos (com vendas 14% superiores no Natal e 16% no ano em relação a 2011) e óculos, bijuterias e acessórios - cujas vendas cresceram 14% no período natalino e 13% no ano. Em seguida vêm os setores de vestuário (crescimento de 5% em relação ao Natal e 7% no ano), calçados (aumento de 8% no Natal e também 8% em 2012), eletroeletrônicos e eletrodomésticos (6% no Natal e 9% no ano) e brinquedos (aumento de 7% no fim de ano e mais 12% no ano).

"Acreditamos que ano que vem seja muito melhor do que este ano. Mas o varejo vai festejar o bom desempenho que temos neste ano", comemorou o presidente da Alshop. O Brasil conta com 828 shoppings, por onde circulam mensalmente cerca de 700 milhões de pessoas, segundo a entidade.

No período natalino, foram criadas 151.200 novas vagas nos shoppings, representando um crescimento de 8% em relação aos admitidos no mesmo período em 2011. A expectativa é de que 25% sejam transformadas em novos postos para trabalhadores efetivos no início de 2013.

"Começa agora a temporada de liquidações e promoções. Muita gente indo trocar presentes e que vai fazer novas compras. Acreditamos que o movimento deve continuar grande até o fim do ano", disse ele, apontando que festas nas empresas e troca de presentes de amigos secretos contribuíram para o aumento das vendas.

G1
Leia mais em: ,
Link:

Atualizar


Imprimir


Ao comentar, o usuário está ciente sobre a Política de Privacidade